Você está em: Home Icon Home Acessa Notícias Icon Noticia Acessa Notícia

Notícia

SISTEMA DE ABASTECIMENTO

Data de Publicação: 12/03/2021

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

Saneamento Básico:

ABASTECIMENTO DE ÁGUA – MAIS RESERVATORIOS, MAIS SEGURANÇA AOS CONSUMIDORES

A Administração Municipal quer alcançar dois objetivos com as obras de duplicação das fontes de água e da capacidade de água reservada para atender a população durante uma pane no setor: tranquilidade e segurança. Na avaliação do prefeito Giovan Poganski a obra, iniciada na “Gestão Adilson De Valle, vai garantir um tempo maior de fornecimento de água quando de uma pane nos poços artesianos; e a certeza que todo o perímetro urbano será abastecido, pois, os reservatórios novos foram instalados na região mais alta do entorno da cidade. Os dois poços produzirão juntos uma média de 30 mil litros e o conjunto de oito reservatórios poderá acumular até 160 mil litros de água, suficiente para atender oito horas sem situações de pane no sistema de captação da água. Isso significa dobrar os indicadores atuais.

Duplicação

Nesta terça-feira (9) a Hidroart Poços Artesianos, responsável pelas obras manteve dois técnicos fazendo a interligação das caixas, num sistema moderno de controle da circulação num mecanismo de rotatividade, com o nível dos tanques controlados por um sistema de rádio. Ao final da tarde de terça-feira (9) as quatro caixas novas já estavam integradas com o poço artesiano número 1, localizado nas proximidades da Madeireira Salomoni. Como era previsível houve uma pequena pane com a presença de uma bolha de ar na tubulação, causando um corte momentâneo no abastecimento no período da noite.

O prefeito alerta que agora o problema deixou de ser a falta segurança quanto a reserva de água, mas sim as condições da rede. A pressão com as oito caixas liberando água direto na rede poderá gerar fissura nos canos. Ele solicitou que seja encontrado uma regulagem média que permita aliviar a pressão na rede e ao mesmo tempo fazer a água alcançar os consumidores que moram mais distantes.

Poço Artesiano 2

A entrada em funcionamento do poço artesiano número dois, localizado na margem direita do Rio Padre, na propriedade da família Bazzotti, proximidades da ponte, na saída para o Povoado Tartas, será depois da safra de verão. Motivo: os canos da rede que irão interligar o poço com o sistema central atravessam uma faixa da lavoura do empresário rural Janir Vargas, ainda coberta de soja. Na medida que a produção for retirada, as obras serão retomadas, garante o prefeito.

Apesar da euforia pela execução com sucesso de um projeto que vai trazer tranquilidade s segurança no fornecimento de água aos consumidores – são 360 economias incluindo os colégios e demais prédios públicos -, do sistema local de abastecimento de água. O prefeito pede a compreensão da população nesse período de implantação das modificações no sistema até que todo o processo seja concluído.

+9